quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Opinião sobre Jogo

Lembrem, o jogo precisa, e deve levar o aluno ao resultado. Caso contrário, será apenas uma passatempo na sala (o que também é comum ver por ai....)

Vejam o resultado de uma equipe de Curitiba. Conseguiram usando as técnicas de neuromarketing no Jogo de Empresas (lembrando, que o meu jogo é real, e o anúncio é pago, eu mesmo faço este investimento, dando para cada equipe US$ 5,00 para suas campanhas.) Tem um ROI de 0,01 centavos por CURTIR, é inacreditável. Agências BAM BAM do mercado não chegam perto disso.

Dai não adianta depois falar que neuromarketing não funciona, que a neurociência ainda é muito nova, que autores X, Y e Z questionam o W, precisa ir devagar..... 

O aluno ao ver o resultado, vê solução e a recíproca. Qual recíproca? Teoria e pratica andando juntos.

Agora se o aluno pergunta algo, questiona algo, e o coitado não recebe da fonte, professor, a luz, fica difícil. Já vi muitos na defensiva, mandar o aluno ler mil artigos científicos, para obter a resposta. Responde o aluno de uma vez. Não enrola.

Opa, vale lembrar. A aula é um jogo, e quando o aluno pergunta: Professor, segundo "quem" este conceito? Pelo menos uma vez na aula tem que falar. - SEGUNDO EU! Falar sempre segundo Kotler, Porter, Druker, Jesus Cristo, Hfjhdskfh, dshhb, fhdfhds, é justo, mas demonstra um dependência intelectual enorme de terceiros. Você professor precisa ser o PROTAGONISTA do JOGO.

Enfim, se a fonte é pública, de terceiros, sempre "segundo alguém", neste JOGO, o aluno pergunta: "Mas o que então estou aprendendo de novo?".

A alegria de participar deste grupo, é perceber que não é apenas o aluno o culpado ou despreparado para este JOGO que esta ficando cada vez mais duro, mas nos professores, que precisamos evoluir com novos técnicas.

Todo o JOGO tem regras, e não tenham dúvida Mestres, a regra do JOGO do passado, que tanto nos oferece nostalgia e segurança, acabou! O JOGO é outro, e as REGRAS também. Hoje permite entrar no JOGO peças ainda sem formação completa e ideal. Fazer o quê? JOGUE!!!!

Sempre falo esta frase em sala de aula: "Se você não esta satisfeito com o tabuleiro que te dei, o qual você joga todo dia, e vive disso, não perca tempo. Vá de encontro a um tabuleiro onde quem sabe você faça as regras. Porém apenas uma dica: Se não achar ninguém para jogar, a culpa é sua"

Então, JOGO e REGRAS (Explicitas e principalmente as Implícitas) andam juntos.

Para refletir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário