quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Minecraft

Há muitos anos atrás eu pensei em usar o Second Life como plataforma de treinamento. Eu pensei em criar uma fábrica e fazer os alunos operarem a fábrica usando técnicas como ERP e Kanban. Mas existiam vários problemas e isto nunca saiu do papel.

Mas hoje há uma alternativa interessante. É fantástico que, em tempos de quase realidade no visual dos games, um jogo com a resolução de tela pouco melhor do que um Atari é um dos maiores sucessos com a garotada: Minecraft.

O Jogo básico permite que você construa ferramentas, escave minas para coletar materiais, faça caça, coleta de madeira e comida vegetal. Com este materiais é posssível construir novas ferramentas e utensílios como uma cama e portas (para proteger sua casa da entrada de Zumbis). 

Mas o mais legal é que é feito em Java, roda em Windows e Mac, e é 100% expansível. Pessoas criam o que chamam de Mods. Existem Mods que simplesmente criam novas ferramentas e utensílios (como a possibilidade de construir a armadura do homem de ferro). Outros mudam completamente o jogo, até simulando outros jogos. O meu filho gosta de jogar Pokecube, que é uma versão do Pokemon para Minecraft. A maioria destes Mods são criados por programadores individuais e disponibilizados de graça na Internet. Exige conhecimento de programação em Java, mas o fato de o número de Mods disponível ser altíssimo, mesmo feitos sem fins lucrativos, me induz a acreditar que é relativamente fácil criá-los.

Existe em versão monousuário e multiplayer, é muito barato criar um usuário e o jogo em si é de graça.

Vale a pena dar uma fuçada.

http://en.wikipedia.org/wiki/Minecraft


Pessoal, postei no facebook um vídeo bem amador. Mas ele mostra o potencial de uso do Minecraft como plataforma para Games em sala de aula. Desculpem a qualidade de som e o fim repentino. Minha ferramenta de captura grava só 10 minutos de vídeo. 

Criei este ambiente em cerca de uma hora sem uma linha de programação. Deu mais trabalho construir o muro e o teto da “fábrica” do que criar o ambiente funcional do jogo.

Estou a disposição para discutir como implementar ideias de vocês. Com vocês: a Fábrica de Picaretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário