quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Fluxo - Conceitos

O objetivo da Gameficação é deixar o aluno em FLUXO. Para isto, não basta entrar na aula com uma tonelada de recursos, softwares de primeira e muita tecnologia. O professor precisa também estar em fluxo, possuído pelo processo, e entregue aos objetivos. Entrar em sala de aula pensando no cheque que vai receber, como muitos falam, "esqueça tudo e lembre do cheque" não vai funcionar nada. Cheque é a recompensa, de um trabalho bem feito. Trabalhar pelo chefe, sem prazer, dá pena! O duro é quando o trabalho se torna apenas um processo chato, repetitivo, dependente e sem perspectivas. Neste caso a Gameficação não ajuda. O problema é pessoal. Marcelo Almeida Magalhães você tem razão. Este grupo é para quem se dedica em fazer o melhor para o aluno, e pela lei da reciprocidade, que tenha a recompensa. Sim, sou direto, e precisava falar isto, pois se não mudar o EU em sala, nenhuma ferramenta salvará a alma. Espero que as questões técnicas sejam a prioridade neste fórum. Terei o maior prazer em explicar aos poucos, porque meus alunos não dormem depois da aula, não esquecem o que aprendem, e acreditem, é FLUXO. Beijinho no final, piada bem contada, marra, balinha e chocolate não fazem ninguém entrar em FLUXO. É algo muito mais intenso. 

Em 1961, o psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi escreveu: "Enquanto a própria felicidade é procurada por sua própria causa, qualquer outro objetivo - saúde, beleza, dinheiro ou poder - é apenas valorizado porque esperamos que nos faça felizes. Csikszentmihalyi procurou um termo que descreve o estado de sentir-se feliz. Ele o chamou originalmente de estado de "Flow", ou seja, estado de “Fluxo” 

Para entrar em Fluxo é necessário: 

estar intensamente focado em uma atividade.
que é da sua própria escolha, 
usando suas competências em grandes desafios
que tenha um objetivo claro, e que recebe
resposta imediada

Csikszentmihalyi descobriu que as pessoas que estão em fluxo, não só sentem uma profunda sensação de satisfação, mas também perdem a noção do tempo. Isto ocorre porque estão completamente imersas no que elas estão fazendo. Adoro ouvir: "Professor, não vi a hora passar"

Podemos deixar nossos alunos em 8 estados mentais, com base no desafio (gameficação) e a habilidade do aluno. Em termos dos níveis de desafio e habilidade, de acordo com o modelo de fluxo de Csikszentmihalyi, temos os seguintes estados:

Habilidade baixa, e desafio alto, temos o estado mental a ansiedade
Habilidade baixa, e desafio medio, temos a preocupação.
Habilidade baixa, e desafio baixo, temos a apatia.
Habilidade média, e desafio alto, temos a excitação
Habilidade média, e desafio baixo, temos o tédio
Habilidade alta, e desafio baixo, temos o relaxamento
Habilidade alta, e desafio médio, temos o controle
E enfim, para determinar o famoso estado de fluxo, ou felicidade,
Habilidade alta, e desafio alto, temos o estado mental de fluxo.

Vamos ver a dinâmica do grupo, e aos poucos, vou colocando os processos, que inclusive leciono na disciplina de liderança e motivação.

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